quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A ética e a política

Presenciamos em Belo Horizonte, na disputa para a prefeitura em 2008, uma ação que se valeu do uso do buzz marketing. O vídeo veiculado na web, em que o humorista Tom Cavalcante imita o então candidato Leonardo Quintão do PMDB. Como tem se dá a sua utilização, e quais as implicações éticas do seu uso na dinâmica das campanhas eleitorais, são fatores que despertaram o nosso interesse e nos levaram à abordagem destas questões nesta monografia.






Objetiva, este trabalho, analisar o referido vídeo do ponto de vista da comunicação, assim como investigar se o seu uso em alguma instância transgrediu os limites da ética dentro do contexto em que se deu.

Para tanto realizou-se pesquisas bibliográficas que nos tragam conceitos e noções sobre ética, ética na política, na Internet e na propaganda política, bem como conceitos e noções relativas ao marketing, marketing político, marketing viral e o buzz marketing. Além disso, lançou-se mão de pesquisas na web, com o propósito de verificar o impacto que a divulgação do vídeo acima citado causou ao público na época. Por fim, realizou-se entrevistas com profissionais da área de publicidade, de institutos de pesquisa e também com uma cientista política, na busca de uma maior sustentação para a análise e a investigação as quais nos propomos.

PALAVRAS CHAVE

Ética, marketing, viral, buzz, web.

Nenhum comentário: