segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Quadrinhos: A turma da Mônica e sua Linguagem


O presente projeto tem como objetivo geral analisar histórias da Turma da Mônica procurando demonstrar por meio de uma análise semiológica que a linguagem utilizada nessas revistas, ao contrário do que comumente se acredita, é bastante complexa e, portanto, pode ser considerada um produto cultural relevante.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgAz-iXJ4Br5lF-sZGpIYzOU9VHYzVUOmai64aBL_L72BNSNgiNRqNH4KDsUWrcHJpJEtlA9_yJbVqt7tlRSsdEVOW7Y6288JBcBSQu6hWg-1Ziy4eO3uVFO2ztqd_mNa4fvDBh04oJzOM/s1600/turma+tradicional.jpg

A pesquisa consistiu na análise da linguagem das revistas até hoje publicadas (Clássica, Tradicional, e Jovem) da Turma da Mônica. Foram selecionadas 3 revistas que são consideradas mais representativas de cada período. Acreditamos que o estudo comparativo da evolução nas linguagens das revistas no decorrer dos anos nos permitirá não apenas comprovar a relevância desses quadrinhos (como produto de linguagem), como também comprovar que a linguagem desses quadrinhos vem evoluindo e pode ser uma importante ferramenta para o aprendizado do público na medida em que ensina novas formas de ler, estimulando assim às pessoas a pensarem melhor e diferente.

Nenhum comentário: