quarta-feira, 19 de novembro de 2008


"A mudança do Rap na contemporaneidade: um olhar belo-horizontino", documentário realizado pelos estudantes do 8º período de Produção Editorial das Faculdades Promove, retrata a questão da mudança do discurso do Rap na atualidade. A comunidade acadêmica das Faculdades Promove, em Belo Horizonte, irá assistir ao trabalho na primeira semana de dezembro, na própria instituição.

Instigados pela estética consumista pautada atualmente nos clipes de Rap, os futuros produtores editoriais optaram pela investigação de tal mudança sob a ótica dos rappers de Belo Horizonte que dão seu parecer acerca do assunto. O grupo de 4 estudantes, com a ajuda seus orientadores, foram os responsáveis por todo o processo de produção que envolveu a pesquisa histórica, pré-produção, gravação e edição. Os estudantes utilizaram os equipamentos disponíveis das Faculdades Promove, como câmeras e ilha de edição e a contribuição dos responsáveis pela ilha, o técnico de áudio Álvaro Starling e seu assistente Guilherme Dias.
A escolha dos entrevistados foi decidida em conjunto com a professora Judith Barros, orientadora do grupo. A captura de imagens e as entrevistas enriqueceu a bagagem práticas dos estudantes-documentaristas.

Os estudantes convidam a todos que tem o interesse sobre o tema a assistir o documentário que será divulgado no próximo mês.

Mais informações:http://www.rapdoc.blogspot.com/




O blog Comunicação Viral tem como objetivo disponibilizar o trabalho monográfico sobre marketing viral através da publicidade na internet por meio de uma análise comparativa entre dois hotsites produzidos para campanhas com público-alvo diferentes, mas com algo em comum: a estratégia utilizada para disseminar o buzz entre os usuários da rede, o hotsite da L'oréal e da Super Bonder.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Vozes marginais na esfera pública: os stickers em Belo Horizonte


Geralmente, as pesquisas de comunicação são focadas nos meios de comunicação de massa ou nas mídias digitais, surgidas das constantes evoluções tecnológicas. No entanto, é preciso estender o olhar para as formas de comunicação que estão à margem da grande mídia e que surgem das camadas da sociedade que costumam ser excluídas desses processos. A comunicação social se dá também fora dos limites da televisão e de outros meios, e um olhar atento às ruas das grandes cidades é capaz de despertar tal entendimento. Os indivíduos estão em constante exercício de expressão das suas idéias e convicções - seja através do seu modo de vestir, ou a partir de marcas estampadas nos muros e postes –, e o centro urbano se transforma em um verdadeiro painel dessas expressões. Entre elas, estão os stickers, peças gráficas anexadas aos mobiliários urbanos com a finalidade de expressar alguma idéia, mensagem ou sentimento individual ou coletivo em relação a assuntos de origens diversas.

Esta monografia se propõe a estudar os stickers a partir do questionamento de como essas apropriações do espaço público são capazes de gerar reflexões e conversações civis na sociedade em que estão inseridas. A pesquisa pretende, primordialmente, possibilitar a análise dos usos desse suporte midiático - o sticker - na legitimação do espaço público e na participação na esfera pública. Além disso, o estudo tem como objetivos a observação do uso do espaço público de Belo Horizonte pelos Stickers[1]; a análise da produção de stickers na cidade; a identificação das questões e dos posicionamentos colocados nas conversações civis frente a essas peças; e a análise das possibilidades de uso de suportes midiáticos na efetivação da democracia. Em síntese, este estudo surge com o propósito de analisar este fenômeno tanto pela perspectiva do suporte, das mensagens e argumentos que ele traz consigo, quanto pela de sua percepção pelo restante da sociedade.
[1] Sticker, com inicial maiúscula, refere-se ao autor do sticker, que com inicial minúscula refere-se à peça.

O nosso blog é constituído com informações sobre o produto do nosso projeto experimental. Ele é um protetor solar e hidratante da marca CHEVEUX com nome de BLOCK 2000 FATOR 15 para pele morena e negra. No blog foram linkados a empresa do produto junto com sua foto e suas informações, além de ter o site do promove como favoritos linkado no blog também.
Este projeto experimental vai criar uma campanha publicitária com o objetivo de desenvolver uma melhor visibilidade do produto no mercado, porque ele é especifico para o público afro-descendente.
Iremos analisar o mercado consumidor perceber seu posicionamento, compreender seus pontos positivos e negativos, desenvolver o planejamento e as estratégias de comunicação adequadas ao problema de comunicação para que possamos desenvolver as peças da campanha de acordo com o planejamento de comunicação.
Com isso pretendemos, portanto, promover a divulgação do protetor solar Block 2000 - Fator de Proteção 15 da empresa Cheveux, que é direcionado ao segmento de público moreno e negro, apresentando esse produto de uma forma que remeta nosso público-alvo ao sentimento de satisfação pessoal, priorizando assim as necessidades e desejos do público. Para desenvolvermos o nosso trabalho, utilizamos autores de diferentes áreas do conhecimento. Dentre tais autores, destacaremos a contribuição de José Luiz Braga, Antônio Corrêa e Armando Sant’Anna, Dominique Quessada e Antônio Carlos Tafuri, que introduz o conceito de marketing, em sua definição e no seu planejamento.


Criatividade em planejar métodos não comuns de promoção é uma exigência dos profissionais que desejam usar o Marketing de Guerrilha, encontrando fontes baratas ou gratuitas para divulgar a sua empresa.
Acompanhando este raciocínio, apresentamos nosso projeto experimental que consiste na realização de uma campanha publicitária com foco em uma ação de Marketing de Guerrilha para divulgar a nova marca de uma empresa do ramo de roupas femininas.
Estudamos os vários tipos de Comunicação e Marketing, a fim de conhecer a melhor solução para o nosso cliente.Ao fim dos estudos, verificamos a ação de Marketing de Guerrilha como sendo o melhor caminho para atingir os objetivos do nosso cliente: divulgar sua nova marca, de forma rápida e impactante, com o menor custo possível.
FOTOPAPO
O Fotopapo é um blog que traz conteúdo teórico, técnicas e dicas sobre fotografia. A intenção do blog é simplificar o aprendizado das pessoas que gostam de fotografar e ajudar aquelas que também desejam aprender.
No que diz respeito ao conteúdo teórico o blog apresentará a pesquisa monográfica, textos sobre a fotografia e também algumas sugestões de livros que falem sobre o assunto. Dessa forma os interessados em fotografia terão a oportunidade de melhorar sua fotografia através do refinamento do seu olhar.
Já na parte técnica o blog pretende tratar de assuntos como composição, regra dos terços, fotometria etc. O intuito do blog é ajudar os fotógrafos iniciantes a entender melhor como funcionam as técnicas e como colocá-las em prática.
Como dicas o blog se propõe a informar ao leitor sobre novas técnicas de tratamento de imagens, novos equipamentos fotográficos e indicar sites que tenham conteúdo sobre vários assuntos relacionados à fotografia.
O que é ser cidadão? Todos somos cidadãos? Este vídeo propõe encontrar versões de respostas a essas perguntas junto aos moradores de rua. Com visões singulares, eles falam sobre a vida nas ruas e sobre o que é ser cidadão.