quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Uma imagem de fumaça pode representar que por ali há fogo? Ou há uma chaminé? Ou uma caneca com leite fervendo no fogão? Quantas interpretações podem ter uma simples fotografia de fumaça. O autor Philippe Dubois (2001), caracteriza esse modo da fotografia como “traço do real”. Atrás de uma fotografia, existe um processo de produção de sentidos, que abre o caminho a uma verdadeira apreciação da condição da imagem fotográfica.
Para entendermos a fotografia atualmente, é necessário que pesquisemos a sua natureza: a fotografia não pode ser vista apenas como documento do real, e sim como uma representação a partir do real. E esta interpretação da representação do real aguça diferentes sentidos e sentimentos no leitor.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A criação da rede YOUP veio preencher uma lacuna nos meios comunicacionais utilizados na internet pela comunidade acadêmica, proporcionando uma grande satisfação e suprindo a carência de um canal interativo eficiente e com grandes desdobramentos na prática evolutiva e nos estudos da comunicação social.

Video Institucional experimental: O IBRAC

O nosso projeto experimental tem como objetivo a produção de um vídeo institucional a fim de proporcionar maior visibilidade ao Instituto Brasileiro de Arte e Cultura – IBRAC junto à empresas de médio e grande porte. Na execução do projeto serão aplicados conhecimentos de semiótica e linguagem audiovisual adquiridos ao longo do curso almejando, assim, proporcionar uma visibilidade adequada à ONG na sociedade. Breve postaremos mais informações.
 

a importância de um dado na rede

O trabalho proposto consiste na criação de um projeto de website para o ator e cantor Dado Dolabella, com o objetivo aproximá-lo do público aumentando a sua popularidade, apresentar o seu trabalho, além de ser um porta-voz do artista.

Para isso, foram realizados estudos teóricos com diversos autores da área de criação de websites, relacionamentos mediados pela rede e marketing e publicidade na internet.



Além disso, foram feitas análises em outros websites a fim de descobrir tendências na web em termos de layout, conteúdo e usabilidade. Também foi realizada uma pesquisa com 300 fãs do Dado Dolabella para saber quais seus desejos e expectativas em relação ao website do artista.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

No século 20, a sociedade tem instituído uma verdadeira prática de culto ao corpo, transformando-o em objeto de desejo incorporado às grandes indústrias. A publicidade coloca a mulher como foco principal do mercado de consumo, gerando a urgência do perfeito e do belo como padrão vigente.


O objetivo da presente pesquisa é investigar qual a contribuição da mídia pós-moderna e de seus produtos, na construção e reafirmação de outros padrões estéticos que pretendem competir com os ditames do paradigma moderno de beleza relacionada à magreza. Pretendemos, também, verificar como a relação dos seres pós-modernos com o consumo interfere na produção de suas subjetividades e identidades, incluindo nesta discussão a natureza mediadora da publicidade, bem como os processos de representação por ela instaurados. Para tanto, utiliza-se de referencial bibliográfico, assim como de análises descritivas e comparativas de propagandas em vídeo que se utilizem dos dois discursos estudados: o moderno e o pós-moderno.
Este trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, tem como objetivo a criação de uma proposta de espaço na virtual que promova a interação entre empresas e consumidores do segmento de serviços de Provedores de Internet, com intuito de intermediar essa relação de forma a possibilitar que seja estabelecido um canal de comunicação entre as partes através das novas ferramentas da Web 2.0.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

A voz de Oliveira Duarte

A presente monografia tem como objetivo investigar atributos da identidade de uma marca, como signo sonoro, pelo estudo de caso da importância da voz do locutor Oliveira Duarte, denominado Oliveira do rádio, como um dos elementos para construção da identidade da rádio Itatiaia. Esse signo sonoro marcou a história do rádio em Minas Gerais e, em especial, a rádio Itatiaia, empresa em que Oliveira Duarte trabalhou até o seu falecimento em 1997. Essa monografia investiga o posicionamento e o valor da marca Oliveira do Rádio para a rádio Itatiaia até os dias atuais. Para realização dessa monografia, foi realizada uma pesquisa documental e bibliográfica, com consultas em livros, revistas, periódicos, entrevistas e arquivos eletrônicos, demonstrando a marca, signo sonoro, como um bem intangível.


http://tccvozmarca.blogspot.com/