quarta-feira, 17 de junho de 2009



A comunicação social sempre presente e premente nas necessidades do homem, cumpre o papel comunicacional e informacional com suas várias linguagens nas relações de trocas simbólicas estabelecidas por necessidades e desejos no campo social.
Produtos e serviços de nichos mercadológicos cafeeiro impactam o “tripé” da sustentabilidade nos aspectos do econômico, social e ambiental, por uma - arte de apreciar a bebida arábica que altera hábitos e costumes em várias culturas por todo o mundo.


Um projeto acadêmico realizado no ano de 2009, tem como objetivo o estudo no campo da Comunicação Social em Publicidade e Propaganda, mostrar de forma efetiva, como a comunicação pode alterar o padrão de vida das pessoas e convidá-la a conviver com mais um atrativo do segmento gastronômico voltado para o café. O projeto trabalha por meio de canais de comunicação com ações de marketing em de ponto-de-venda a divulgação e o fortalecimento da marca da empresa Italian Coffee e os produtos da marca Austríaca ISI de representação exclusiva no Brasil pela Italian Coffee. A estrutura do ponto-de-venda é destinada exclusivamente ao serviço de representação da Italian Coffee no Estado de Minas Gerais.

A Italian Coffee atua há 20 anos no segmento gastronômico com máquinas para a fabricação de café expresso, serviço de assistência técnicos e acessórios para a linha das máquinas profissionais e Vending. A empresa representa o aprimoramento dos padrões de qualidade no serviço de café tipo italiano e gourmet.

O café em seu processo histórico conquistou uma seleta parcela de apreciadores pela bebida e empresários interessados em fazer grandes negócios em todo o mundo. A bebida arábica ganhou espaço em vários setores, impulsionou o sistema produtivo para o plantio de grandes monoculturas e incorporou modernas tecnologias de colheita, seleção de grãos, torra, moagem e envasamentos especiais.

O negócio criou proporções em várias economias, chegando a ser na década de 1980, a segunda commodity mais valorizada, perdendo apenas para o petróleo. Os cafeicultores e empresários do ramo investem em grãos de qualidade e máquinas para café espresso com grande evolução tecnológica, aproveitando uma gloriosa fatia para criar mercados com atrativos diversificados para “somar” a arte de tomar café.


O modo de preparo mudou o hábito e o costume de várias culturas que aderiram bem mais do que tomar um simples cafezinho, outros valores foram somados as sociedades que tomam o café acompanhado de iguarias especiais em ambientes especiais. O café expresso culmina qualidade após as etapas do processo produtivo, extraindo sabores e aromas de variados tipos de grãos com procedências diversas e tratos culturais específicos para grãos e o seu local de origem, na manutenção da qualidade. É uma bebida exclusiva preparada sob pressão, com grãos de qualidade, aroma e sabores intensos, moídos adequadamente e comprimidos de forma correta onde a água passa sob pressão. O café expresso deve ser saboreado em doses individuais no exato momento da extração. A qualidade dos grãos pode ser reconhecida no mercado consumidor, por meio de certificação nacional e internacional por órgãos oficiais fiscalizadores.

O café gourmet não conseguiria impor a sua identidade gastronômica ao longo de épocas nas mais diferentes culturas sem a comunicação social. O homem é um ser social desde a sua origem primitiva, para socializar-se é necessário institucionalizar-se, saber viver em grupo. As características incorporadas no homem em seu processo de evolução resgatam hábitos de convivência de muitas décadas. O café é uma dessas características incorporadas que valoram o homem socialmente. O ponto-de-venda para a empresa Italian Coffee é apenas uma ferramenta demonstrada para consolidar os estudos no campo da comunicação social para com a tricotomia do: objeto da comunicação, o paradigma da comunicação e a teoria da comunicação.



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