quarta-feira, 17 de junho de 2009



A monografia aqui proposta evidencia as inquietações a respeito da Poesia Visual e do seu possível uso em peças publicitárias contemporâneas em revistas de grande circulação nacional. Visando confirmar as influências dessa poesia do início do século XX na criação dessas peças publicitárias do início do século XX , se fez necessário um aprofundamento na história e idéias da Poesia Visual e no conceito das propagandas para que fosse possível um apontamento sobre o objetivo comunicacional de cada um desses elementos e a identificação ou não de características particulares da Poesia Visual presente em peças publicitárias.Para a confirmação ou negação da hipótese acima, foram realizadas análises comparativas entre certas peças da Poesia Visual criadas pelos poetas Stéphane Mallarmé, Guillaume Apollinaire, Filippo Tommaso Marinetti e o artista poético El Lissitzky, sendo estes, os principais representantes da Poesia Visual no período selecionado, e peças publicitárias presentes em revistas editadas a partir do ano 2000. Esse conjunto de poetas é responsável por realizar experimentações no aspecto visual da palavra, modificando a forma escrita, quebrando com a tradicionalidade gramatical e expandindo o significado das palavras para além da escrita, fazendo com que o texto comunica que também enquanto imagem.A escolha desse objeto de estudo esteve diretamente relacionada ao interesse de seu idealizador em pesquisar as semelhanças dos recursos da Poesia Visual do início do século XX em peças publicitárias presentes em revistas do início do século XXI, solicitando os seguintes questionamentos: A aproximação da arte pela publicidade dilui a força do objeto artístico? Esses recursos tornam a linguagem visual publicitária mais rica?A Produção Editorial não é formada apenas por releituras mas, de certo, esse item tem grande importância na prática dessa profissão. Ao pesquisarmos recursos tão antigos que ainda hoje são utilizados, podemos caracterizá-los também como releituras. Quando encontramos traços dessa poesia em peças publicitárias contemporâneas foi possível identificar uma retomada de idéias e conceitos do início do século XX que ainda hoje podem ser o diferencial de uma publicidade.Considerando a pertinência dessa pesquisa no campo da Comunicação, citamos os fundamentos de José Luiz Braga “O objetivo e o objeto do campo de estudos em comunicação, de modo quase tautológico, é observar como a sociedade conversa com a sociedade”. (BRAGA, 2001). Esse discurso monográfico, cuja reflexão norteia as influências da Poesia Visual em peças publicitárias, pertence ao campo de estudos da Comunicação, visto que os estudos propostos nessa pesquisa teve por finalidade retratar de forma comprobatória como ocorreu e tem ocorrido o diálogo da publicidade com a Poesia Visual.Ao investigar as formas gráficas e sua capacidade de expressão desses dois segmentos (Poesia Visual e peças publicitárias), verifica-se que existe uma espécie de diálogo e, portanto, um processo comunicacional entre as partes envolvidas.Esta monografia pode ampliar o conhecimento sobre Poesia Visual mas, principalmente, sobre sua utilização como recurso plástico e retórico na Publicidade e na Produção Editorial, especialmente na produção e criação de peças publicitárias para revistas. Este tema, em comparação a outros é pouco explorado. Prova disto se baseia na dificuldade que houve em selecionar bibliografias que tratassem do assunto para a pesquisa em questão.Esse trabalho monográfico teve em seu primeiro capítulo uma apresentação histórica da Poesia Visual, mediante as considerações de Philadelpho Menezes (2001) e Bacelar (2001), com destaque para as obras significativas de Mallarmé, Apollinaire, Marinetti e El Lissitzky. Esse estudo teve como objetivo conhecer melhor o estilo desses artistas e compreender melhor o trabalho de cada um, permitindo a identificação dos traços de seu trabalho nas obras contemporâneas. No segundo capítulo, tratamos sobre os conceitos ligados a intertextualidade. Utilizamos desse conhecimento para analisar a relação existente entre a Poesia Visual e peças publicitárias.A intertextualidade, que tem por definição a conversa entre textos distintos (ou seja, as referências implícitas ou explícitas que o texto venha conter), foi um conceito importante para esta pesquisa visto que, por intermédio dos conceitos empregados para entender o fenômeno da intertextualidade. Foi possível distinguir as paráfrases, citações, alusões e paródias presentes em peças publicitárias.O 3º capítulo trata da metodologia utilizada nessa monografia. Para analisar metodologicamente as proximidades existentes entre poesia visual e peças publicitárias utilizamos um método baseado no trabalho de Graça Paulino, Ivete Walty e Maria Zilda Cury (1995). Em um primeiro momento, identificamos as características das peças selecionadas da Poesia Visual apontando o nome do seu autor. Em seguida, foi realizada a mesma análise com as peças publicitárias descriminando seu aspecto formal. Então, logo após identificamos qual o tipo de intertextualidade presente, determinamos quais tipos de apropriação que existem ente entre as peças. No último capítulo apresentamos nossa conclusão a respeito da utilização do uso dos recursos da Poesia Visual, na criação das peças de publicidade.O estudo detalhado das influências da Poesia Visual do início do século XX em propagandas de revista da contemporaneidade permite à estudantes e pesquisadores da área relacionada e, principalmente, aos pensadores da Comunicação, um olhar privilegiado sobre a forma pela qual acontece a apropriação dos recursos visuais nos dias de hoje, pois apresenta as influências existentes entre um certo movimento artístico e a criação de peças publicitárias. A pesquisa também proporciona uma reflexão, um estudo sobre a Poesia Visual, permitindo assim que sua utilização na atualidade seja melhor compreendida.O desenvolvimento dessa monografia permitiu a seu idealizador uma proximidade maior com as particularidades que permeiam a Publicidade e a Produção Editorial, agregando conhecimentos em sua área de estudos visto que a pesquisa envolve áreas de atuação de um produtor editorial. A pesquisa também contribuiu para que houvesse um acréscimo de conhecimento no repertório do autor, qualificando-o para o processo de criação de futuras peças editoriais.Ressalta-se que um dos objetivos da pesquisa foi investigar a forma pela qual a palavra, enquanto imagem, pode comunicar. Ao aprofundarmos neste recurso expressivo, e por estudar suas raízes históricas, nos tornamos mais capacitados a desenvolver projetos que alcancem uma resposta mais eficaz da sociedade.Para a sociedade, creio que a principal contribuição desta monografia foi e é a oportunidade de as pessoas conhecerem um pouco mais sobre o assunto pesquisado, ampliando seu entendimento não apenas sobre a criação de peças publicitárias, mastambém sobre como podem ser utilizados os recursos da Poesia Visual em futuros projetos editoriais ou de qualquer natureza gráfica.

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