quarta-feira, 17 de junho de 2009

A REPRESENTAÇÃO DO UNIVERSO FEMININO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA REVISTA MARIE CLAIRE

Neste trabalho, “A representação do universo feminino: uma análise discursiva da revista Marie Claire”, pretendemos analisar como esse veículo constrói textualmente o universo feminino, buscando compreender seu discurso sobre a mulher contemporânea.Escolhemos Marie Claire por se tratar de uma revista relativamente nova no Brasil, completando em 2009, 18 anos. A publicação se vale de um slogan instigante “chique é ser inteligente”, que nos leva a pensar em que representação Marie Claire faz da mulher.A monografia se estrutura em três capítulos: o primeiro, A revista para a mulher, tem como objetivo fundamentar a análise, fazendo um retrospecto sobre a história das publicações femininas e de como se deu seu desenvolvimento no Brasil e na Europa. Esse tópico do capítulo foi baseado nos autores Dulcilia Shoereder (1986) e Lúcia Castelo Branco (1991). Já Patrick Charaudeau (2006), Dominique Maingueneau (2002), Vera França Veiga (2004), Sérgio Vilas Boas (1996) e Marilia Scalzo (2003) nos apontam os alicerces norteadores dessa mídia e ainda nos ajudam a discutir os conceitos de representação social e análise do discurso.A intenção deste projeto é justamente identificar e delinear as representações acerca do universo feminino materializado em Marie Claire. Por isso, será imprescindível a leitura de Vera França (2004) para quem as representações são as formas como os indivíduos se expressam e são representados perante a sociedade, através de idéias desenvolvidas pela mesma, por meio de imagens, signos, símbolos, dentre outros.No segundo capítulo, Memorial descritivo Marie Claire, descreveremos as seções da revista, no intuito de apresentar suas características a respeito da composição editorial. Ainda neste capítulo, apresenta-se a metodologia utilizada para a elaboração da análise.No caso desta monografia, será desenvolvida a análise do discurso utilizando técnicas de pesquisa qualitativa acerca dos enunciados escolhidos. Para tanto, foram selecionadas seis edições da revista, no período estabelecido entre novembro de 2008 a abril de 2009.No capítulo três, desenvolveremos a referida análise a fim de buscar os elementos que estruturam o discurso da revista, levantando os dados e analisando-os conforme os parâmetros estabelecidos para a pesquisa.Este trabalho poderá beneficiar tanto a sociedade quanto a academia, por se objetivar no estudo de um produto editorial que parece influenciar a vida de suas leitoras. Analisar os percursos discursivos presentes nessas narrativas propiciará o aprimoramento dos conceitos já existentes no que diz respeito a essa mídia, além de fornecer parâmetros para estudos futuros sobre revistas femininas, dentro dos estudos da Comunicação Social.Perceber como essa mídia tem representado o universo feminino é pertinente ao campo da Comunicação, pois nos permite observar como a revista tem dialogado com a sociedade e difundido suas idéias.

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