quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Personalização de livros: viabilidade no mercado editorial e seus desdobramentos




Este é o título do projeto, que tem como objetivo pesquisar a personalização de livros. Para isto, será realizada uma série de pesquisas, entrevistas e análises de dados coletados no intuito de descobrir se o mercado editorial no país, através da perspectiva de uma editora de renome, está preparado para este produto.

Serão abordado três pontos que são de suma importância para o sucesso do trabalho, que são: o estudo do panorama editorial brasileiro e sua entrada na internet, o fenômeno “Cauda Longa” e o que vem a ser personalização.

No panorama editorial, será feito um percurso histórico sobre o início das atividades editoriais e gráficas no Brasil, quem foram os principais editores e expoentes deste meio, quais os principais avanços no mercado e o crescimento da indústria editorial até sua entrada efetiva na rede mundial de computadores. Disto partirá uma análise atual do mercado editorial e de seu potencial ainda a ser explorado.

O fenômeno “Cauda Longa” foi escolhido também como um dos pilares em função do seu caráter virtual e também de personalização. Será muito útil para analisar o potencial mercadológico da internet juntamente com suas ferramentas de marketing e o poder de disseminação de conteúdos neste meio digital, pois assim se configura o caráter de personalização e produção de conteúdos na internet.

A personalização, por si só, já explica sua importância neste projeto. É a base conceitual de todo o trabalho, e torna-se importante à medida que deverá ser proposto um novo modelo de planejamento editorial destinado às editoras que querem investir na personalização de livros viabilizada na internet.

O corpus empírico deste projeto será a análise da Autêntica Editora no sentido de descobrir se está preparada para o mercado de customização de livros através da internet. Como procedimentos, foram escolhidas 3 etapas: briefing, entrevistas e análise.

Com todos os dados coletados, será desenvolvido um memorial descritivo da editora, no sentido de apresentá-la ao leitor, oferecendo dados como ano de criação, proprietários, editores-chefe, estrutura física, organização, linha editorial, catálogo, livros carro-chefe, entre outros, que possibilitarão contextualizá-las no mundo editorial.

Nenhum comentário: