terça-feira, 18 de novembro de 2008

Vozes marginais na esfera pública: os stickers em Belo Horizonte


Geralmente, as pesquisas de comunicação são focadas nos meios de comunicação de massa ou nas mídias digitais, surgidas das constantes evoluções tecnológicas. No entanto, é preciso estender o olhar para as formas de comunicação que estão à margem da grande mídia e que surgem das camadas da sociedade que costumam ser excluídas desses processos. A comunicação social se dá também fora dos limites da televisão e de outros meios, e um olhar atento às ruas das grandes cidades é capaz de despertar tal entendimento. Os indivíduos estão em constante exercício de expressão das suas idéias e convicções - seja através do seu modo de vestir, ou a partir de marcas estampadas nos muros e postes –, e o centro urbano se transforma em um verdadeiro painel dessas expressões. Entre elas, estão os stickers, peças gráficas anexadas aos mobiliários urbanos com a finalidade de expressar alguma idéia, mensagem ou sentimento individual ou coletivo em relação a assuntos de origens diversas.

Esta monografia se propõe a estudar os stickers a partir do questionamento de como essas apropriações do espaço público são capazes de gerar reflexões e conversações civis na sociedade em que estão inseridas. A pesquisa pretende, primordialmente, possibilitar a análise dos usos desse suporte midiático - o sticker - na legitimação do espaço público e na participação na esfera pública. Além disso, o estudo tem como objetivos a observação do uso do espaço público de Belo Horizonte pelos Stickers[1]; a análise da produção de stickers na cidade; a identificação das questões e dos posicionamentos colocados nas conversações civis frente a essas peças; e a análise das possibilidades de uso de suportes midiáticos na efetivação da democracia. Em síntese, este estudo surge com o propósito de analisar este fenômeno tanto pela perspectiva do suporte, das mensagens e argumentos que ele traz consigo, quanto pela de sua percepção pelo restante da sociedade.
[1] Sticker, com inicial maiúscula, refere-se ao autor do sticker, que com inicial minúscula refere-se à peça.

3 comentários:

Juliana disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Felipe Messias disse...

Gostei da arte!

Por ele mesmo disse...

também gostei muito. VocÊs estão todos de parabens.